domingo, 4 de dezembro de 2016

Adeus Dr. Delfim! Balneário Camboriú deve muito ao senhor.



Pela primeira vez adentro no prédio da Federação Catarinense de Futebol. Já o tinha visto na planta, em fotos e a fachada nas várias vezes que por passei por ali. É majestoso! Infelizmente não foi para um momento festivo, mas de despedida.

Nas vezes que conversei com o Dr. Delfim ele reforçava o convite para a visita. Como o meu foco não é o esporte... Nas vezes que passei em frente não era horário comercial. Acaba ficando para uma outra oportunidade.

Mas, neste domingo, ao ver aquele caixão coberto de bandeiras e as homenagens que estavam sendo prestadas comecei a fazer outra análise. 

Estamos vendo e revendo homenagens grandiosas e merecidas aos jogadores, equipe técnica, dirigentes da Associação Chapecoense de Futebol e aos amigos de imprensa que tiveram suas vidas encurtadas neste trágico acidente. 

Veio-me à cabeça a figura imponente do Dr. Delfim, que tive o prazer de conhecer primeiro como deputado estadual, eleito à época pelo MDB. Depois como a mais importante figura que o futebol catarinense já tinha visto. E certamente sua presença como dirigente será lembrada assim por muitas e muitas décadas.

Balneário Camboriú deve muito ao Dr. Delfim. Quantas cidades neste país que não sejam capitais de estado se orgulham de ser sede de uma federação de futebol? Somente Balneário Camboriú tem essa honra, legado do Dr. Delfim.
Foi uma luta hercúlea e vitoriosa tirar a supremacia de Florianópolis e trazer para a Capital Catarinense do Turismo a sede da FCF. 

A primeira sede, alugada, na Avenida do Estado. Depois na Quarta Avenida, também locada. E, por último e definitivo, a sede própria construída no bairro dos Municípios. 

Quisesse ele, poderia ter sido em um ponto mais central de Balneário Camboriú, ou até na Avenida Atlântica. Mas a opção sempre foi de estar junto daqueles que na maioria das vezes somente tem o futebol como diversão e esporte. 

Balneário Camboriú deve muito ao Dr. Delfim. Ele realmente amou esta cidade, Aqui fixou residência. Aqui moram os seus familiares. 

Em determinado momento da história, podem ter certeza, até criticamos a figura do dirigente esportivo por suas decisões e atitudes, mas nunca poderemos deixar de lembrar e elogiar sua passagem pela Federação Catarinense de Futebol. 

Delfim parte da forma que sempre viveu e lutou: defendendo o futebol catarinense. 

Adeus Dr. Delfim de Pádua Peixoto Filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário